top of page

Abril Laranja: mês é dedicado à conscientização e combate aos maus-tratos contra os animais

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • 9 de abr.
  • 2 min de leitura

A campanha de Abril Laranja surge como uma resposta à urgência de conscientizar a sociedade sobre a importância da proteção animal
A campanha de Abril Laranja surge como uma resposta à urgência de conscientizar a sociedade sobre a importância da proteção animal

Abril chega com uma importante missão: sensibilizar a sociedade para a necessidade de combater os maus-tratos contra os animais. A campanha “Abril Laranja”, adotada em várias partes do mundo, é um movimento que busca conscientizar a população sobre os direitos dos animais e as diversas formas de abuso e negligência que ainda persistem em diferentes contextos, sejam domésticos, rurais ou urbanos.


Em Petrolina, esse alerta se traduz em números. De janeiro a março de 2025, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Coordenação do Bem-Estar Animal atenderam 85 denúncias relacionadas a maus-tratos. Casos que, em muitos deles, envolvem abandono, agressões físicas, privação de alimentação adequada e negligência em cuidados veterinários. O objetivo das ações, segundo os órgãos municipais, é proteger os animais e dar uma resposta firme a quem insiste em desrespeitar seus direitos.


Maus-tratos são definidos como qualquer ação ou omissão que cause sofrimento físico ou psicológico a um animal. Isso inclui, além dos já citados, a exploração em atividades cruéis, como rinhas, ou práticas ilegais, como o tráfico de animais silvestres — realidade que ainda atinge de forma severa o bioma da Caatinga, presente na região do Vale do São Francisco.


A campanha de Abril Laranja surge como uma resposta à urgência de conscientizar a sociedade sobre a importância da proteção animal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os maus-tratos a animais muitas vezes estão associados a outros tipos de violência, como o abuso infantil e a violência doméstica, demonstrando que o problema vai além dos portões de uma casa e se conecta com comportamentos agressivos que ameaçam o tecido social como um todo.


A legislação brasileira vem se fortalecendo nos últimos anos. A Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) já previa punição para quem praticasse atos de crueldade contra animais. Em 2020, uma nova legislação tornou os crimes ainda mais severos, com penas que podem chegar a cinco anos de prisão em casos de maus-tratos a cães e gatos, além de multa e proibição de guarda. A legislação busca, cada vez mais, criar um ambiente de responsabilização e educação.


Em Petrolina, qualquer cidadão que testemunhar ou suspeitar de maus-tratos pode realizar denúncias através do WhatsApp da Ouvidoria Municipal: (87) 98844-2540. O sigilo é garantido, e a atuação da fiscalização busca não apenas punir, mas também resgatar os animais em risco e, quando possível, promover a adoção responsável.


Mais do que um mês de alerta, o Abril Laranja é um convite à reflexão. É um chamado para que cada cidadão assuma seu papel na construção de uma sociedade mais justa, ética e compassiva — também para os que não têm voz.



Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses

Comments


bottom of page