Agricultores Assentados Podem Renegociar Dívidas pelo Desenrola Rural no Sintraf-Petrolina
- Marcelo Damasceno
- 24 de mar.
- 2 min de leitura

O Desenrola Rural traz uma oportunidade essencial para agricultores quitarem suas dívidas por meio do Programa de Regularização de Dívidas e Facilitação de Acesso ao Crédito Rural da Agricultura Familiar. Os agricultores assentados da reforma agrária podem contar com o Sintraf-Petrolina para intermediar suas renegociações.
Os interessados devem procurar o Sindicato, localizado na Rua da Simpatia nº 320, Centro, ou obter mais informações pelo telefone/WhatsApp (87) 3862-1664.
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e regulamentado pelo Decreto Nº 12.381, o programa atende agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e povos tradicionais em situação de inadimplência, permitindo liquidar ou renegociar dívidas e voltar a acessar crédito rural para investir na produção de alimentos.
Desde 24 de fevereiro, os beneficiários podem acessar descontos e condições especiais para regularizar sua situação financeira. As renegociações ocorrem nos bancos, mas os assentados de Petrolina podem contar com o Sintraf-Petrolina para auxílio no processo. Basta levar documentos pessoais para análise e renegociação.
Mesmo agricultores com dívidas menores, como contas de água, luz ou telefone, ou que tenham renegociações em andamento, podem ser contemplados pelo programa. Após a regularização, será possível acessar novos créditos para custear e investir na produção.
Objetivos do Desenrola Rural:
✔️ Permitir a liquidação e renegociação de dívidas de agricultores familiares em situação de inadimplência;
✔️ Facilitar a recuperação da adimplência dos agricultores;
✔️ Ampliar o acesso às linhas de financiamento do Pronaf;
✔️ Fortalecer a sustentabilidade econômica e produtiva da agricultura familiar;
✔️ Estimular a recuperação de recursos pela União.
"O Desenrola Rural permite o refinanciamento de dívidas com descontos de até 96%, além de facilitar o acesso ao crédito rural. O Sintraf-Petrolina está agilizando esse processo para os agricultores assentados, fortalecendo a agricultura familiar e promovendo a recuperação financeira desses trabalhadores”, destaca Isália Damascena, presidente do Sintraf-Petrolina.
Fonte: Mônia Ramos – Jornalista
ASCOM
Comments