Alexandre de Moraes rejeita recurso e determina prisão do ex-presidente Fernando Collor
- Marcelo Damasceno
- há 5 dias
- 1 min de leitura

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (24) a prisão do ex-presidente da República e ex-senador Fernando Collor, após rejeitar os recursos apresentados pela defesa. A ordem prevê a execução imediata da pena de 8 anos e 10 meses de reclusão, imposta ao ex-mandatário em 2023 por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no âmbito da operação Lava Jato.
Collor foi condenado pelo plenário do STF por envolvimento em esquemas ilícitos relacionados a contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. Segundo a denúncia, ele teria recebido vantagens indevidas no valor de mais de R$ 20 milhões.
A decisão de Moraes será ainda analisada pelo plenário virtual da Corte, mas já tem efeito prático, autorizando que o ex-presidente seja preso. Segundo informações de seu advogado, Fernando Collor deve se apresentar voluntariamente à Justiça.
O caso representa um dos episódios mais emblemáticos da Lava Jato envolvendo um ex-chefe de Estado brasileiro, que agora enfrenta a realidade de cumprir pena em regime fechado, após anos de recursos judiciais.
Fonte: G1
Precursor do venditismo do país. Depois veio o príncipe das trevas Henrique Cardoso. O vampiro Temer e o quadrúpede Genocida. Tomara que tenha encerrado o ciclo das bestas