top of page

Conselho Metropolitano é reativado para buscar soluções conjuntas para a RMR

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • 12 de mar.
  • 2 min de leitura


O Conselho Metropolitano foi oficialmente recriado durante uma reunião no Palácio do Campo das Princesas, com a governadora Raquel Lyra (PSD), prefeitos e representantes de 11 municípios do Grande Recife. Entre os participantes, estava o prefeito da Capital, João Campos (PSB). No entanto, os representantes de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e Paulista não compareceram ao encontro.


Durante a reunião, Raquel Lyra enfatizou que, apesar da Região Metropolitana do Recife (RMR) ser a principal do Estado, enfrenta desafios que precisam ser superados com trabalho conjunto entre os municípios. A governadora já definiu um cronograma de encontros nos dias 17, 18, 19 e 20 deste mês para tratar das primeiras pautas. Além disso, as prefeituras receberão formulários para apresentar suas demandas ao Conselho Metropolitano, que se reunirá trimestralmente.


“O que pretendemos aqui é priorizar o interesse comum em detrimento dos interesses individuais. Nossos munícipes circulam entre as cidades diariamente para estudar, trabalhar e morar. Essa mobilidade nos torna uma única grande cidade complexa. A governança metropolitana exige que compreendamos que não resolveremos nossos problemas isoladamente”, destacou a governadora na abertura da reunião.


Raquel Lyra ressaltou que os esforços devem ser focados ainda neste primeiro semestre. “Nossa proposta é compartilhar diagnósticos, problemas e, principalmente, unir forças para encontrar soluções”, frisou.


Durante a apresentação, a governadora apontou cinco eixos prioritários, abrangendo diversas áreas de interesse comum aos 14 municípios da RMR. Entre as prioridades estão:


  • Construção de creches nas fronteiras municipais;

  • Distribuição de água;

  • Melhoria da mobilidade urbana.


A reativação do Conselho Metropolitano representa um passo estratégico para integrar os municípios e solucionar desafios regionais de forma conjunta e eficaz.



Fonte: Blog Dantas Barreto

Comentários


bottom of page