Destaque Seu Currículo e Conquiste Entrevistas com Sucesso
- Marcelo Damasceno
- 25 de fev.
- 2 min de leitura

Enviar currículos e não receber retorno pode ser frustrante. Se você já perdeu as contas de quantas vezes isso aconteceu, talvez seja hora de repensar a estratégia. Conquistar uma entrevista na primeira tentativa é possível, mas, muitas vezes, é necessário submeter diversos currículos até conseguir uma oportunidade. Segundo especialistas, um dos principais fatores para um currículo competitivo é a clareza e objetividade na apresentação das informações.
A Importância da Estrutura Organizacional
De acordo com Aldineide Pereira, psicóloga do Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL-PE), um currículo bem estruturado facilita a leitura e destaca as informações essenciais para os recrutadores. Para aumentar suas chances de seleção, o documento deve conter:
Dados pessoais: Nome completo, data de nascimento, cidade, telefone e e-mail;
Formação acadêmica: Cursos realizados e instituições de ensino;
Objetivo profissional: Cargo e área desejada;
Idiomas: Idiomas falados e nível de proficiência;
Habilidades técnicas: Conhecimentos específicos exigidos pela área de atuação;
Experiência profissional: Nome das empresas, períodos trabalhados, funções desempenhadas e atividades exercidas.
Destaque para Habilidades Comportamentais
Comportamentos e habilidades interpessoais (soft skills) são cada vez mais valorizados no mercado. Incluir competências como "trabalho em equipe", "liderança" ou "gestão de tempo" é uma estratégia positiva, desde que acompanhadas de exemplos práticos que demonstrem sua aplicação no ambiente de trabalho. "O empregador precisa ter evidências concretas de que você domina essas habilidades", reforça Aldineide.
Personalização do Currículo para Cada Vaga
Adaptar o currículo conforme a vaga pretendida é uma estratégia eficaz. O ideal é modificar o objetivo profissional e realçar experiências e competências mais relevantes para a posição desejada, sem perder a coerência com sua identidade profissional.
Atividades extra profissionais também podem ser um diferencial. Projetos relevantes, trabalhos voluntários e intercâmbios são experiências que agregam valor, desde que evidenciem os aprendizados adquiridos e os resultados alcançados. Por exemplo, se você coordenou uma equipe em um projeto social, destaque a gestão de voluntários e os objetivos atingidos.
Evite Informar Dados Desnecessários
Saber o que não incluir no currículo é tão importante quanto destacar as informações certas. Aldineide alerta que dados como RG, CPF, foto, referências pessoais ou profissionais sem solicitação prévia, e experiências irrelevantes para a vaga podem prejudicar a apresentação do candidato.
Sobre o Sistema FIEPE
O Sistema FIEPE é mantido pelo setor industrial e desenvolve soluções para aumentar a competitividade do segmento. O Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL-PE), por exemplo, atua na intermediação entre estudantes e profissionais e o mercado de trabalho, oferecendo seleção de estagiários e capacitação profissional. A FIEPE, SESI e SENAI também fazem parte do sistema, promovendo a defesa dos interesses da indústria e contribuindo com serviços de educação, saúde, formação profissional, metrologia, consultoria e inovação.
Seguindo essas dicas, você pode estruturar um currículo competitivo, aumentar suas chances de ser notado pelos recrutadores e conquistar a tão esperada entrevista de emprego.
Por Marcelo Damasceno
Comments