top of page

Dom Antonio Carlos preside Missa Crismal e reforça unidade do clero em Petrolina

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • 17 de abr.
  • 1 min de leitura

Celebração na Catedral do Sagrado Coração de Jesus marca a Quinta-feira Santa com bênção dos óleos e renovação das promessas sacerdotais.
Celebração na Catedral do Sagrado Coração de Jesus marca a Quinta-feira Santa com bênção dos óleos e renovação das promessas sacerdotais.

Na manhã desta Quinta-feira Santa, 17 de abril, a Diocese de Petrolina celebrou um dos momentos mais significativos do calendário litúrgico católico: a Missa Crismal, também conhecida como Missa da Unidade. A celebração aconteceu às 9h, na Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei, e foi presidida por Dom Antonio Carlos Cruz Santos, bispo diocesano.


A Santa Missa reuniu todo o presbitério da Diocese de Petrolina, ocasião em que os padres renovaram publicamente suas promessas sacerdotais, reafirmando o compromisso com o serviço pastoral e a comunhão com o bispo.


Durante a celebração, também foram realizados dois dos principais ritos que marcam a Missa Crismal: a consagração do Óleo do Crisma, utilizado nos sacramentos do Batismo, Crisma e Ordem; e a bênção dos óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos, empregados, respectivamente, no sacramento da Unção dos Enfermos e na preparação dos catecúmenos para o Batismo.


A Missa Crismal antecede o Tríduo Pascal e simboliza a unidade da Igreja ao redor do seu pastor, sendo celebrada tradicionalmente na manhã da Quinta-feira Santa, embora, por razões pastorais, em algumas dioceses seja antecipada.


O momento reforçou a comunhão eclesial entre o bispo, os padres e o povo de Deus, abrindo oficialmente as celebrações da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.



Texto: Marcelo Damasceno

Petrolina – PE


תגובות


bottom of page