Ednaldo Alencar Assume a Presidência da Liga Desportiva Petrolinense para o Triênio 2025-2027
- Marcelo Damasceno
- 22 de fev.
- 2 min de leitura

Por Marcelo Damasceno – Jornalista de Petrolina
Em eleição realizada na noite da última quinta-feira (20), no Clube do América, no bairro de Areia Branca, Ednaldo Alencar foi eleito presidente da Liga Desportiva Petrolinense (LDP) para o período de 2025 a 2027. Ele venceu a disputa contra a ex-atleta de futsal Lidu Alves, com um placar de 4 votos a 2.
Ao lado do vice-presidente, o ex-jogador profissional Ernui Dantas, Ednaldo Alencar planeja modernizar a gestão da LDP, estabelecer um calendário regular de competições e promover a regularização dos clubes filiados. Entre suas prioridades, estão a reforma do estatuto da entidade e o fortalecimento do futebol amador na cidade.
Dos 10 clubes filiados à LDP, apenas seis estavam aptos a votar: Real Petrolina, Caiano, América, Ferroviária, Primeiro de Maio e Flamengo. Já Palmeiras, Náutico, Petrolina e Santa Cruz ainda precisam regularizar sua situação.
Outro desafio assumido pelo novo presidente é a reativação da sede da LDP, localizada na Rua Januário Alves, ao lado do Restaurante Popular, que está fechada há mais de 10 anos. O terreno foi doado durante a gestão do ex-prefeito Simão Durando, por meio da Lei nº 35/70. Segundo Ednaldo, após a posse, será formada uma comissão para definir o destino do prédio.
Composição da Chapa Vencedora:
Presidência
Ednaldo Alencar – Presidente
Ernui Dantas – Vice-presidente
Conselho Fiscal
Márcio Franco Bacelar
Elisvandro Gomes (Pelado)
Sebastião José (Tião da Agrovale)
Robério de Oliveira
Lindomar Batista (Maldonado)
Suplentes
Rosemberg dos Santos (Zinha)
Ulisses Antônio
Geraldo dos Santos
Sobre a Liga Desportiva Petrolinense
Fundada em 1948 por Januário Alves, a LDP teve um papel fundamental na organização e desenvolvimento do futebol amador na região. A entidade permitiu que os clubes se filiassem para disputar competições oficiais, contribuindo para a consolidação do esporte em Petrolina. Equipes tradicionais como Palmeiras Esporte Clube (fundado em 1949), América Futebol Clube, Caiano Sport Clube, Náutico Esporte Clube, Primeiro de Maio Esporte Clube e Petrolina Social Futebol Clube protagonizaram grandes confrontos nos campeonatos locais, ajudando a construir a história do futebol na cidade.
Commentaires