Governo Federal apresenta anteprojeto do Porto das Barquinhas para Juazeiro e Petrolina
- Marcelo Damasceno
- 10 de abr.
- 1 min de leitura

Um novo capítulo na mobilidade e integração regional começou a ser escrito nesta terça-feira (9), com a apresentação do anteprojeto do Porto das Barquinhas, que contempla a construção de dois atracadouros, um em Juazeiro (BA) e outro em Petrolina (PE). A iniciativa representa um investimento de R$ 15 milhões do Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e promete revolucionar o transporte fluvial entre os dois municípios.
O projeto, que já teve seus estudos técnicos concluídos, contará com tecnologias modernas e visa proporcionar mais conforto, segurança e dignidade para as milhares de pessoas que utilizam diariamente o transporte pelas águas do Rio São Francisco. A proposta vai além da infraestrutura: trata-se de integração social, desenvolvimento econômico e respeito às tradições regionais.
“É o futuro chegando com força na nossa região. Essa obra é mais que uma melhoria na mobilidade: é um símbolo de união entre os povos de Juazeiro e Petrolina, que há muito tempo aguardavam um projeto como este”, declarou uma das lideranças presentes ao evento.
A agenda contou com representantes de diversas instituições, como a CHESF, Univasf, Marinha do Brasil, Codevasf, além do prefeito de Juazeiro, Andrei, o vice-prefeito Tiano Félix, e um representante da Prefeitura de Petrolina, entre outras autoridades. Todos reafirmaram o compromisso de acompanhar de perto a execução do projeto para garantir que ele atenda às reais necessidades da população ribeirinha.
Por Marcelo Damasceno
Fonte: Mônia Ramos
Comentários