top of page

MPPE Determina que Náutico, Sport e Santa Cruz Rompam Vínculos com Torcidas Organizadas em 48 Horas

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • 4 de fev.
  • 2 min de leitura


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deu um prazo de 48 horas para que os presidentes do Náutico, Sport e Santa Cruz encerrem qualquer relação com as principais torcidas organizadas e oficializem a medida por meio de uma publicação formal.


A decisão foi tomada em reunião na tarde desta segunda-feira (3), contando com a presença dos dirigentes dos clubes, representantes da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), da Secretaria de Defesa Social e da Polícia Militar.


🔍 MPPE Endurece Medidas Contra a Violência nos Estádios


O subprocurador-geral de Justiça em Assuntos Institucionais do MPPE, Renato da Silva Filho, destacou que a iniciativa visa combater a violência no futebol.


“O que o MPPE pede é muito pouco. Os clubes precisam se dissociar dessas torcidas organizadas. Não faz sentido existir torcidas que possuem CNPJ, CEP e sede. Isso representa a falência do Estado, que não pode ficar refém de vândalos que, na verdade, são bandidos”, afirmou.

Ainda segundo o subprocurador, apesar da disposição dos clubes para o diálogo, isso não significa que o MPPE deixará de adotar investigações e medidas judiciais contra os envolvidos em atos de violência.


📌 Torcidas Foram Extintas por Decisão Judicial, Mas Seguem Ativas


O coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor) e do Centro de Apoio Operacional à Atuação Criminal (CAO Criminal), Antônio Aroxelas, alertou que as torcidas organizadas dos três grandes clubes pernambucanos já foram extintas por decisão judicial. No entanto, elas seguem ativas com novas denominações e registros empresariais, mantendo os mesmos integrantes e práticas.


O MPPE reforça que os clubes devem impedir a presença dessas torcidas em seus eventos e estádios, além de relatar as providências adotadas para coibir a violência nos dias de jogo.



por Marcelo Damasceno

Comments


bottom of page