top of page

MPPE Dá Prazo de 48 Horas para Clubes de Pernambuco Romperem Vínculo com Torcidas Organizadas

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • 3 de fev.
  • 2 min de leitura




O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) determinou que os presidentes dos clubes Náutico, Sport e Santa Cruz cortem imediatamente qualquer vínculo com as principais torcidas organizadas do estado. A medida, que deve ser formalizada em até 48 horas, exige que os clubes publiquem oficialmente o fim dessa relação.


A decisão foi tomada após uma reunião na tarde de segunda-feira (3), com a presença dos dirigentes dos clubes, representantes da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), além de autoridades da Secretaria de Defesa Social e da Polícia Militar. As informações são do JC Online.


Segundo o subprocurador-geral de Justiça em Assuntos Institucionais do MPPE, Renato da Silva Filho, a instituição atuará de maneira independente, sem se preocupar em agradar ou desagradar qualquer parte envolvida. "O que o MPPE pede é simples: os clubes precisam se distanciar das torcidas organizadas, pois é inaceitável que essas entidades, com CNPJ, CEP e sede, ainda existam. Isso é um reflexo do colapso do Estado. Não permitiremos que a violência seja comandada por criminosos. Os clubes se comprometeram a cumprir essa medida dentro de suas capacidades", afirmou Silva Filho.


Antônio Aroxelas, coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor) do MPPE e do Centro de Apoio Operacional à Atuação Criminal (CAO Criminal), alertou que as torcidas organizadas dos três clubes já foram extintas judicialmente, mas continuaram atuando com novos nomes e CNPJ. "São as mesmas pessoas, os mesmos comportamentos agressivos e as mesmas manifestações de violência. Os clubes não podem permitir que esses grupos frequentem suas atividades e não devem posar para fotos com seus membros", destacou Aroxelas.


Os clubes têm agora a obrigação de banir essas torcidas organizadas de seus estádios e enviar ao MPPE um relatório das ações tomadas, conforme o acordo firmado em 2024, com o objetivo de combater confrontos violentos nos dias de jogos.



Fonte: PORTAL PE10

Comments


bottom of page