top of page

Papa Francisco morre aos 88 anos e deixa um legado de humildade, compaixão e transformação na Igreja

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • 21 de abr.
  • 2 min de leitura

Papa Francisco, o primeiro pontífice latino-americano, falece aos 88 anos após última aparição na Páscoa. Um homem que deixou marcas de compaixão, fé e coragem.
Papa Francisco, o primeiro pontífice latino-americano, falece aos 88 anos após última aparição na Páscoa. Um homem que deixou marcas de compaixão, fé e coragem.

O mundo amanheceu de luto nesta segunda-feira (data fictícia), com a notícia do falecimento de Papa Francisco, aos 88 anos, em decorrência de complicações respiratórias. Ainda ontem, no domingo de Páscoa, o pontífice fez questão de aparecer na varanda da Basílica de São Pedro, em cadeira de rodas, mas sem cânulas nasais, para pronunciar um último e simbólico “Boa Páscoa, irmãos e irmãs”.


Horas depois, o primeiro Papa latino-americano da história nos deixaria, encerrando um pontificado que tocou profundamente fiéis e não fiéis ao redor do mundo, especialmente pelas bandeiras que levantou: o combate à pobreza, o diálogo inter-religioso, a inclusão social e a aproximação da Igreja com os marginalizados.


Jorge Mario Bergoglio: o homem por trás da batina


Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Mario Bergoglio ingressou no seminário ainda jovem, aos 22 anos. Sua caminhada eclesiástica foi marcada pela simplicidade franciscana e pela escuta ativa das dores do mundo moderno.


Foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires por João Paulo II em 1992, tornando-se arcebispo da capital argentina em 1998, e cardeal em 2001.


Um Papa que fez história


Eleito Papa em 13 de março de 2013, Bergoglio escolheu o nome Francisco em homenagem ao santo de Assis, referência de pobreza e cuidado com os mais vulneráveis. Seu papado rompeu protocolos e inaugurou uma nova era de diálogo e compaixão.


Francisco visitou periferias, acolheu migrantes, pediu perdão por erros históricos da Igreja e teve coragem de tocar em temas sensíveis, como abusos, mudanças climáticas e desigualdade. Foi também o primeiro Papa jesuíta e o primeiro a suceder um pontífice vivo, após a renúncia histórica de Bento XVI.


As últimas aparições


Apesar do estado de saúde frágil nos últimos meses, Francisco manteve agenda de compromissos limitados e chegou a se encontrar, ontem, com o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, no Vaticano.


Sua aparição final, na Páscoa de 2025, resume seu espírito até o fim: frágil no corpo, mas firme na missão. Um Papa que não se ausentava do povo, mesmo diante da dor.


Com sua partida, encerra-se um ciclo de 12 anos de pontificado que será lembrado como um dos mais marcantes do século XXI.


Papa Francisco (1936 – 2025)

🖤“Boa Páscoa, irmãos e irmãs” – suas últimas palavras públicas ecoam agora como despedida e legado.



Marcelo Damasceno

Petrolina – PE

Comments


bottom of page