top of page

Petrolina realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • 9 de abr.
  • 2 min de leitura

Petrolina realiza nesta quarta (10) a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Evento reúne profissionais e população para debater ações que valorizem a saúde de quem move a cidade.
Petrolina realiza nesta quarta (10) a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Evento reúne profissionais e população para debater ações que valorizem a saúde de quem move a cidade.

Nesta quarta-feira, 10 de abril, Petrolina será palco da 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, um evento inédito voltado à construção de políticas públicas que garantam melhores condições de saúde para quem movimenta a cidade. A programação será das 8h às 17h, no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU, localizado na Av. Cardoso de Sá, nº 950, Cidade Universitária.


A conferência é promovida pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, reunindo profissionais da área, representantes sindicais, trabalhadores de diversas categorias e cidadãos interessados em contribuir para o aprimoramento da saúde pública no município com foco na classe trabalhadora.


Durante o encontro, serão discutidos os principais desafios enfrentados pelos trabalhadores no acesso à saúde, além da formulação de propostas concretas que irão compor um plano de ação municipal. Este plano será estruturado a partir de três eixos centrais:


  1. Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

  2. As novas relações de trabalho e seus impactos na saúde

  3. Participação popular e controle social na saúde do trabalhador e da trabalhadora


A iniciativa busca fortalecer os princípios da equidade, universalidade e integralidade do SUS, garantindo que a saúde seja efetivamente tratada como um direito humano inegociável, também no ambiente de trabalho.


A etapa municipal é fundamental para ampliar o debate sobre o tema e disseminar o conceito da saúde do trabalhador dentro do Sistema Único de Saúde, contribuindo para a consolidação dessa pauta como política pública permanente.



Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde

Comments


bottom of page