top of page

Petrolina se destaca entre as 60 cidades brasileiras contempladas com ações federais para alimentação saudável

  • Foto do escritor: Marcelo Damasceno
    Marcelo Damasceno
  • 24 de fev.
  • 2 min de leitura


Município reforça compromisso com Segurança Alimentar e Nutricional


Petrolina avança em iniciativas voltadas para a inclusão social e sustentabilidade ao ser selecionada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para integrar a Estratégia "Alimenta Cidades". O programa, que contempla 60 municípios brasileiros, oferece suporte técnico e institucional para fortalecer políticas de combate à fome e incentivar a adoção de práticas alimentares saudáveis.


Na última semana, representantes do Ministério e do Instituto Comida do Amanhã estiveram na cidade para dar início às atividades da iniciativa. O primeiro dia foi marcado pela apresentação detalhada do programa, contando com a presença de gestores municipais e membros da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA). Durante a oficina, foram debatidas estratégias para ampliar a oferta e qualidade dos alimentos distribuídos no município, além da definição de prioridades para a implementação da iniciativa federal.


O segundo dia foi dedicado a visitas técnicas a projetos locais que já desenvolvem práticas sustentáveis na produção e distribuição de alimentos. Entre os locais visitados estavam a Unidade de Beneficiamento do Assentamento Mandacaru, a Cozinha Solidária Margarida Alves, localizada no bairro João de Deus, a Escola Municipal de Tempo Integral Izanice Nascimento Sol Posto, que abriga o projeto de Educação Alimentar e Nutricional "Eu, Você e as Frutas", e o Restaurante Popular.


Sobre a Estratégia ‘Alimenta Cidades’


Coordenada pelo Governo Federal em parceria com o Instituto Comida do Amanhã, a iniciativa visa fortalecer a Segurança Alimentar e Nutricional, promovendo uma alimentação saudável, acessível e sustentável. Implementada em 60 municípios prioritários, a ação busca conectar diferentes setores da sociedade na formulação de soluções que atendam às necessidades específicas de cada território.



Fonte: Secretaria de Comunicação de Petrolina

Commentaires


bottom of page