Polícia Federal Deflagra Operação Ostentação para Combate ao Tráfico e Lavagem de Dinheiro no Sertão
- Marcelo Damasceno
- 2 de abr.
- 1 min de leitura

A Polícia Federal em Pernambuco, por meio da Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro, deflagrou nesta quarta-feira (02) a Operação Ostentação, visando desarticular uma organização criminosa especializada em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e descaminho. O grupo tem sua base na cidade de Salgueiro/PE, mas mantém ramificações em outros municípios do Sertão pernambucano e estados do país.
As investigações tiveram início em 2023, após levantamentos da Polícia Federal que identificaram um sofisticado esquema interestadual de tráfico de drogas e ocultação de recursos financeiros. A quadrilha utilizava atividades empresariais aparentemente lícitas, como bares, boates, distribuidoras de bebidas e empresas de transporte, para lavar o dinheiro obtido com o crime.
A rede criminosa operava de maneira estruturada e hierárquica, contando com distribuidores regionais, operadores financeiros, "laranjas" e até detentos do sistema prisional estadual. Para evitar a repressão policial, o grupo adotava um método de transporte em pequenas quantidades, porém com alta frequência, dificultando sua detecção pelas forças de segurança.
No total, 78 policiais federais estão cumprindo 28 ordens judiciais, expedidas pela Vara Criminal da Comarca de Salgueiro/PE. As medidas incluem 19 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão preventiva em Salgueiro/PE, Araripina/PE, Petrolina/PE, São Paulo/SP e Santo André/SP. O objetivo da operação é reunir mais provas contra os investigados e retirar de circulação os principais líderes da organização criminosa.
✍️ Marcelo Damasceno – Petrolina, PE
Comments