Rebeca Andrade faz história ao vencer o Prêmio Laureus 2025 e se torna a 1ª mulher brasileira laureada
- Marcelo Damasceno
- há 7 dias
- 1 min de leitura

A ginasta Rebeca Andrade foi consagrada com o Prêmio Laureus 2025, na categoria "Retorno do Ano", durante cerimônia realizada nesta segunda-feira (21), em Madri, na Espanha. Considerado o “Oscar do Esporte”, o Laureus homenageia os maiores nomes do cenário esportivo global — e, em seus 25 anos de história, pela primeira vez uma mulher brasileira levou a estatueta para casa.
A conquista de Rebeca encerra quase dez anos sem brasileiros premiados. Antes dela, o último foi o nadador Daniel Dias, laureado em 2009, 2013 e 2016 como Paratleta do Ano. Outros ícones como Pelé, Bob Burnquist, Ronaldo e a seleção brasileira de futebol também já foram homenageados.
A premiação reconhece a trajetória de superação da ginasta rumo ao pódio nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde Rebeca conquistou quatro medalhas — ouro, duas pratas e um bronze —, tornando-se a maior medalhista olímpica do Brasil em uma única edição dos Jogos.
Na disputa, Rebeca superou grandes nomes do esporte mundial, como o nadador Caeleb Dressel (EUA), a esquiadora Lara Gut-Behrami (Suíça), o motociclista Marc Márquez (Espanha), o jogador de críquete Rishabh Pant (Índia) e a nadadora Ariarne Titmus (Austrália).
A escolha dos indicados foi feita por mais de 1.300 jornalistas esportivos de todo o mundo. Já os vencedores foram definidos por um seleto júri com 69 personalidades de destaque internacional no universo esportivo.
📸 Marcelo Damasceno
📍 Petrolina – PE
Comments