SAAE é Convocado para Resolver Problemas no Centro Comercial de Juazeiro
- Marcelo Damasceno
- 12 de mar.
- 2 min de leitura

Nesta terça-feira (11), uma reunião foi realizada pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ), com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindilojas, para discutir os desafios enfrentados pelos comerciantes do centro da cidade. Durante o encontro, representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), como a Engenheira Civil Adriana Bezerra e o gestor da autarquia, Luiz Humberto Valente, assumiram o compromisso de priorizar ações no esgotamento sanitário e buscar soluções permanentes para os recorrentes transbordamentos de esgoto, que afetam negativamente a economia local.
Os problemas de vazamentos de esgoto, obstrução de canais, ruas e avenidas sujas, e a constante falta de água foram amplamente discutidos pelos comerciantes, que destacaram essas dificuldades como comuns no centro comercial de Juazeiro.
Adriana Bezerra, engenheira responsável, ressaltou que o crescimento desordenado da cidade exige a busca por soluções urgentes nos serviços de água e esgoto. Ela recomendou a instalação de caixas de gordura nos estabelecimentos comerciais como uma medida preventiva para minimizar os impactos negativos no sistema de esgoto.
Luiz Humberto Valente, por sua vez, explicou que o rápido crescimento de Juazeiro não foi acompanhado pela expansão da infraestrutura de saneamento. "A demanda aumentou, mas a estrutura de água e esgoto não acompanhou esse crescimento", afirmou. Ele também destacou a falta de manutenção dos equipamentos ao longo dos anos, o que impactou a qualidade dos serviços prestados.
O gestor se comprometeu a acelerar o levantamento das necessidades urgentes nos centros comerciais de Juazeiro, priorizando ações como a manutenção de poços de visita (PV’s), troca de redes e tubulações, além de melhorar a infraestrutura de abastecimento de água e esgoto. “O objetivo é atender toda a comunidade juazeirense, não só os comerciantes, com os serviços de água, esgoto e coleta de resíduos. Essa é uma recomendação do prefeito Andrei Gonçalves”, acrescentou Luiz Humberto.
Durante a reunião, foi destacada a urgência de intervenções nas ruas 28 de Setembro, Oscar Ribeiro e Travessa da Maravilha, locais que necessitam de ações imediatas para resolver os problemas estruturais.
O presidente da ACIAJ, George Falcão, o vice-presidente da CDL, Murilo Matos, e o vice-presidente do Sindilojas, Carlos Neiva, concordaram em colaborar com as informações necessárias para que o SAAE agilize a resolução dos problemas na área comercial de Juazeiro. As entidades solicitaram a apresentação de um cronograma detalhado de ações, com prazos curtos, médios e longos, para a solução dos problemas identificados.
A população de Juazeiro também pode registrar suas solicitações e reclamações diretamente na Ouvidoria do SAAE, através dos números (74) 36149800 ou (74) 999829418 (telefone/whatsapp).
Um relatório sobre os problemas levantados será preparado e encaminhado à Autarquia em breve.
Por Mônia Ramos – JornalistaAscom
Commentaires